Já faz tempo que a segurança automotiva é foco de estudos.
Quando vamos comprar um carro, o que avaliamos? Em média, posso garantir que a pessoa escolhe primeiro aquele carro que cabe no bolso dela, e isso é óbvio! Entretanto, após escolher o quanto será gasto, ou até quanto se está disposto a gastar, a maioria ainda busca a quantidade de opcionais que podem vir com o veículo pagando-se o mesmo preço por ele, por exemplo, ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas.
Inicialmente esse pensamento não é errado, o consumidor procura sempre o melhor custo-benefício possível, isto é, quanto benefício (itens que acompanham o carro) eu posso ter pagando um determinado preço. Entretanto, e sempre há um entretanto, a maioria peca no momento de julgar os benefícios.
O que é mais importante? Comodidade/conforto como vidros elétricos, ar condicionado, direção hidráulica, som de última geração, GPS... ou segurança? Não estou nem falando de freios com o sistema anti-travamento (ABS) ou as bolsas infláveis (air bag), afinal, esses itens serão obrigatórios dentro de 21 dias, estou falando de como o carro se comporta em caso de colisão. Se o carro vai te macucar mais ou menos que outro carro de mesmo valor.
Embora seja utópico, seria importante todos os veículos serem avaliados.
Existem duas empresas que se destacam em âmbito mundial nesse assunto. A que eu mais recorro é a NCAP (New Car Assessment Program), que possui braços pelo mundo todo, com a EuroNCAP, LatinNCAP e por aí vai, sendo que a LatinNCAP (www.latinncap.com) testa os carros vendidos na América Latina. A outra é a IIHS (www.iihs.org - siglas para Insurance Institute for Highway Safety) uma das grandes empresas que testam os carros no continente norte-americano.
Recentemente um amigo que também entende de carros, me perguntou se eu sabia qual era o carro mais seguro do mundo. De prontidão respondi: "Volvo V40". Qual não foi minha surpresa que ele, utilizando fontes confiáveis, me disse que era o Qoros 3 Sedan, um carro chinês. Bom... eu sempre disse que os chineses entraram nesse mercado para ganhar. Começaram com carros de qualidade extremamente duvidosa e preços atrativos, mas brevemente eu previa um carro competitivo em todos os patamares com as grandes fabricantes. Mas um carro chinês em primeiro lugar em segurança? Foi demais pra mim.
Agradeço a este amigo, pois ele ressuscitou meu blog. Agora vou colocar aqui a lista dos 13 carros mais seguros do mundo, testados a partir de 2010, ano em que a EuroNCAP aumentou a rigidez dos testes.
13º: Qoros 3 Sedan
12º: Mercedes Benz Classe M
10º: Seat Alhambra (empate)
10º: Volkswagen Sharan (empate)
9º: Ford Grand C-Max
8º: Volkswagen Golf Cabriolet
7º: Ford Ranger
6º: Hyundai Veloster
5º: Hyundai Santa Fe
4º: Opel/Vauxhall Mokka (Nosso Chevrolet Tracker)
3º: Mercedes Benz Classe B
2º: Alfa Romeo Giulietta
1º: Volvo V40
Por hoje é só, queridos leitores. Peço desculpas pela ausência de mais de dois anos, mas não é fácil manter um blog, ainda mais sobre um assunto que eu tenho tanto a falar. Acabo optando por não escrever do que escrever menos do que eu gostaria. Espero reve-los em breve. Salve!