domingo, 19 de junho de 2011

Fiat Mille, o imortal.

Olá, caros leitores, depois de algum tempo sem postar, cheguei a conclusão que não posso estabelecer prazos para as matérias, portanto ficará assim: Farei um post novo assim que eu puder. Dessa maneira poderei atualizar o site até com mais frequência.

Um artigo sobre o Mille? Sim, e digo mais, falarei bem dele.

Fiat - Mille.
Esse dias um amigo ligou para pedir ajuda na compra de um carro novo. A primeira coisa que ele me disse: "Cara, eu quero um carro barato e com custo de manutenção baixo.". Minha resposta imediata: "Fiat Mille!". Depois ele disse que queria um carro de verdade e continuamos a conversa, mas a coisa não é bem assim.
Se você quer um carro para a cidade, não quer investir muito nele, quer um carro que, além de quebrar pouco, ofereça um baixíssimo custo de manutenção, sua melhor opção é esse velhinho de 20 de janeiro de 1983. Ou, para facilitar, 28 anos.

Primeira versão do nosso, então sob o nome, Uno.
Por mais que possa parecer absurdo um blog sobre carros falando bem do Mille, é difícil falar mal quando se coloca esse carrinho na cidade. Seu motor é um dos mais econômicos do Brasil e possui um bom torque em baixas rotações, garantindo um arranque satisfatório, e ele tem um espaço interno excelente para a categoria, isso não se pode negar, principalmente se você já entrou no banco de trás de um Chevrolet Celta, por exemplo. Por experiência própria, posso afirmar que o banco de trás de um Mille tem conforto equiparável com o mesmo banco de um Citroën C4 Pallas.
Preciso citar, também, sua robustez. Ele encara os buracos das nossas ruas sem reclamar tão cedo. Aliás, a propaganda do Volkswagen Gol "use sem dó" se aplica perfeitamente ao compacto da Fiat. Mas ele cobra caro por isso, pois começa com o famoso "nhec-nhec" ainda nos primeiros quilômetros, ou metros.

Todo espaço correspondente ao comprimento do Pallas ficou para o porta-malas.
Estou enfatizando que o Fiat Mille é um bom carro para a cidade pois na estrada ele peca em vários aspectos. Tive a oportunidade de dirigir um destes durante alguns meses (enquanto meu carro consertava) e pude perceber que sua estabilidade é um dos pontos mais fracos, isto é, ele é perigoso em curvas em alta velocidade.
Sua frenagem também não é elogiável, principalmente se você está tentando pará-lo a partir de 110 km/h. Isso tudo sem contar na falta de airbag e carroceria deformável (tecnologia presente nos carros mais modernos, que distribui a força dos impactos por toda a carroceria do carro, deformando o veículo inteiro e diminuindo os danos a quem está no interior do mesmo).

Detalhe de um dos itens (possivelmente o único) mais inovadores do Mille, o "econômetro", que indica se sua condução está resultando em economia.
Enfim, se você está querendo comprar um carro que o atenda na ida e volta ao trabalho todos os dias e garanta uma viagem para a praia, com a máxima capacidade, uma vez por ano, investindo menos de R$25.000,00, com um seguro baixíssimo, custo de manutenção raro e baixo, e raríssimas aparições aos postos de gasolina, o Fiat Mille é seu carro. Não tenha dúvida. Mas dirija com muito cuidado na Rodovia dos Tamoios (serra de Caraguatatuba) quando for para Ubatuba!

2 comentários:

  1. Gostei do post hein. Parabéns. Pode ter certeza que se eu fosse comprar um carro nessa faixa de preço seria um Mille mesmo. Abraço.

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