quinta-feira, 19 de maio de 2011

Tipos de Carrocerias

Olá a todos e bem vindos novamente! Terei que postar a cada dois dias mesmo, senão a lista de idéias tenderá ao infinito, o que é bom por um lado e ruim por outro. A parte boa é que vocês, leitores, terão sempre uma postagem nova para ler, o ruim é que os posts não terão tempo de serem lidos por todos, quem bobear vai perder uma matéria. Mas sempre dá para ver as antigas. Hoje falarei sobre os tipos de carrocerias dos carros, a pedido do leitor e amigo Bila.

Existem mais de 40 tipos de carroceria utilizados, somente nos Estados Unidos, então falarei dos principais no Brasil. Há algum tempo, na época do primeiro Chevrolet Corsa, os carros recebiam um nome só, seguido por suas carrocerias, por exemplo os Corsa Hatch, Corsa Sedan, Corsa Wagon e Corsa Pickup eram nomes de carros distintos, parecidos, mas distintos.
Como está meio complicado de arrumar imagens desses veículos, seguem algumas imagens (fica mais fácil ver nas fotos do que explicar como são) de um modelo mais atual, o Fiat Palio e seus derivados, seguidos por exemplos de outras carrocerias.

HATCH ou HATCHBACK:
Fiat - Palio

Este é o Palio propriamente dito. Possui um número ímpar de portas pois é contada a porta do porta-malas. O da foto possui 5 portas. Isso é feito pois há acesso ao interior do veículo através da tampa traseira, o porta-malas não é separado do veículo, como no próximo modelo.

SEDAN, SEDÃ ou TRÊS VOLUMES:
Fiat - Siena
O Siena tem exatamente a mesma cara do Palio, é idêntico até chegar a coluna "B" (em tempo: as colunas "A" localizam-se na parte da frente, aos lados do pára-brisa, as "B" são as colunas entre as portas da frente e as de trás e as colunas "C" ficam aos lados do vidro traseiro) e muitas vezes esses modelos utilizam as mesmas portas traseiras também, como é o caso. Esta é a versão sedã do Palio, pois possui um porta-malas separado do carro, formando o terceiro volume, sendo que o primeiro seria o compartimento do motor, o segundo é o habitáculo do carro e o terceiro o porta-malas.

PICKUP ou PICAPE:

Fiat - Strada
Da mesma maneira que o sedã, a pickup aproveita o veículo base até a coluna "B" e daí para frente começa uma caçamba, para levar carga. Normalmente são dotadas de apenas dois lugares, embora algumas apresentem cabine dupla, com mais uma fileira de bancos (traseiros). No caso da foto acima, a cabine é estendida, anunciada pela presença daquele pequeno vidro lateral traseiro, garantindo um modesto espaço atrás dos bancos para colocar objetos. Lembrando que as picapes grandes como Chevrolet S10 e Ford Ranger também se encaixam nessa categoria.

WAGON ou PERUA:


Fiat - Palio Weekend
Nesse caso o carro leva o nome do veículo-base acompanhado de um nome que a empresa usa para suas peruas (Fiat Marea Weekend, por exemplo) - a Volkswagen utiliza o nome Variant em Jetta Variant e Passat Variant. Esta carroceria possui a terceira ou quinta porta também, mas é mais alongada que o hatch, possuindo um porta-malas amplo e alto, além de uma distância entre-eixos (distância entre as rodas da frente e as de trás) superior.

MONOVOLUME:


Honda - Fit
Facilmente confundido com as peruas, os monovolumes distinguem-se, geralmente, por serem mais altos e menos compridos (reparem como o carro acaba logo depois do eixo traseiro). Possuem esse nome por apresentarem apenas um habitáculo para tudo: Motor, ocupantes e porta-malas. Geralmente utilizados como carro familiar por serem extremamente versáteis, ou seja, rebatem os bancos traseiros de várias maneiras diferentes e com facilidade.

SUV:


Infinity - FX50
Este tipo de carroceria está muito em alta nas notícias, propagandas e cidades. As (ou "Os", tanto faz) SUV (sigla para Sport Utility Vehicle - Veículo de Utilidade Esportiva) caíram no gosto dos brasileiros muitos anos depois de já serem febre nos Estados Unidos. São carros igualmente parecidos com as peruas porém com suspensões mais elevadas, rodas maiores e, principalmente, muito mais potência (por isso o "S" na sigla). Obviamente mais caras que suas primas menores, apresentam dois volumes sendo um para o motor e o outro para os ocupantes e porta-malas.

Depois existem alguns que passarei rapidamente:

  • Os 4x4, Offroad ou Fora-de-Estrada são como as SUV, porém com menos luxo e mais apego aos Rallys;
  • As Limousines, que ultimamente vêm sendo feitas com qualquer carroceria, são originalmente um sedã muito mais longo;
  • Cupê ou Coupé parecem com os sedãs (com a traseira saliente) porém possuem dois volumes, como os hatches, número ímpar de portas e têm um apelo muito mais esportivo, são sucesso absoluto na Europa e América do Norte, mas pouquíssimo difundidos aqui (o que é uma pena!);
  • Conversíveis, Cabriolets ou apenas Cabrio são os carros "sem teto", aqueles que você pode rebater a capota e dirigir com os cabelos ao vento, infelizmente muito caros no Brasil devido aos impostos abusivos sobre esse tipo de carroceria.
Exemplo de Limousine
O que é importante saber é que nem sempre um carro de determinada carroceria é derivado de outro de outra categoria, eu peguei a família Palio para facilitar enxergar a diferença entre eles. Existem muitos automóveis que possuem apenas uma carroceria e são modelos únicos. O próprio Infinity FX50, exemplo de SUV, serve também como exemplo disso.

De cima para baixo: Kia Koup (Cerato cupê) e Kia Cerato.
Obrigado pela visita e até depois de amanhã!

3 comentários:

  1. Importante definir também os carros conceito! E uma dúvida: consideramos o Kia Soul como monovolume ou como lixo mesmo? =P

    ResponderExcluir
  2. Hahaha... o Kia Soul é um excelente veículo, com bastante tecnologia e inovação. Foi ele quem começou com a imagem da câmera de ré aparecendo, quase que magicamente, no retrovisor. Possui um motor potente e econômico e é agradável a esmagadora maioria dos olhos.
    A Kia criou o conceito "Carro Design" para o Soul, mas ele é, claramente, um monovolume.
    Quanto aos "Carros Conceito", para os leitores, é exatamente como o nome diz, a fabricante cria o desenho de um modelo novo ou nova versão de um modelo pré-existente, e constrói apenas um carro para servir de base para o futuro real. Algumas vezes esses carros nem possuem motor, servem apenas para exibir na "casca" as linhas ou tendências da construtora

    ResponderExcluir
  3. Man, está muito bom o blog!

    Sugestões:

    1 - Carros Esportivos (lembrei do senhor quando vi o Lancer Evolution no Rally...)

    2 - Vantagens e desvantagens dos motores (comparação entre o 1.0, 1.4, 1.6...)

    3 - Muscle Car's (é impressão minha ou eles meio que estão voltando, se é que se foram um dia... huahuahua)

    ResponderExcluir