terça-feira, 24 de maio de 2011

Motores a Combustão

Olá, caros leitores, desculpem-me pelo breve sumiço. Passei o final de semana pensando em padronizar meu ritmo de postagens e cheguei a conclusão que faria três vezes por semana com intervalo de um dia, ou seja, segunda, quarta e sexta. Porém, dessa maneira, aqueles que não têm tempo de entrar praticamente todo dia na internet, não poderiam acompanhar o blog.
Ontem, pensando melhor, decidi postar nas terças e sextas, não os sobrecarregando e permitindo que não-assíduos digitais possam desfrutar tanto quanto os ratos de internet.

Hoje falarei sobre os motores e seus nomes estranhos.

O motor 3.0, V6 e 24v da Alfa Romeo é um bom exemplo dessas numerações estranhas.

Sempre vemos escrito em propagandas e atrás de alguns veículos os famosos "2.0", "16v" e "V6" da vida. Muita gente não faz idéia do que se tratam essas, digamos assim, numerações.

Para isso terei que falar um pouco sobre os motores a combustão e como eles funcionam. É claro que não entrarei em detalhes técnicos que aprendi na faculdade, senão isso vai ficar muito chato e muito mais confuso do que as numerações em si. Mas o básico.

Motores a combustão levam esse nome porque ocorrem explosões dentro dele, e é através dessas explosões que o movimento é criado. Uma certa quantidade de mistura de combustível e ar adentra uns compartimentos do motor chamados cilindros (esses vocês já ouviram falar), depois essa mistura é comprimida e, em geral, uma centelha (faísca) é gerada por uma "vela" para explodí-la. A explosão faz o movimento no sentido contrário à compressão e o movimento de "sobe e desce" é criado. Estou generalizando muitas coisas, mas dá para se ter uma noção assim, ou não?

Encontrei esse vídeo no Youtube, é bem interessante e elucidativo.

Vamos dar nome aos bois:

  • A quantidade de mistura de combustível e ar é a "litragem" do motor. Um motor 1.0, recebe um litro de mistura por ciclo (ciclo: entrada, compressão, explosão e exaustão da mistura), um motor 1.6 recebe um litro e seiscentos mililitros da mistura por ciclo e assim por diante.
  • O compartimento que recebe a mistura, como eu já disse, recebe o nome de cilindro. Um motor comum no Brasil é o 4 cilindros "em linha". Isso significa que, se você estiver olhando o carro de frente, os 4 cilindros do motor estarão um atrás do outro (motores longitudinais) ou um ao lado do outro (motores transversais), todos no sentido vertical. Um motor V6 apresentaria, na mesma situação, 3 cilindros de um lado e 3 do outro, com uma certa inclinação, dando a impressão de um "V", por isso o nome. Mais uma vez um atrás do outro ou um ao lado do outro.
  • Para entrar ou sair, a mistura passa por "furos" na parte superior dos cilindros. A esses furos é dado o nome de "Válvulas". Portanto um carro com motor 1.0, 4 cilindros e 16v (dezesseis válvulas) possui uma capacidade de um litro (ou 500ml por cilindro) e apresenta 4 válvulas por cilindro (duas para entrada da mistura - admissão - no cilindro e duas para a saída - exaustão).

Toyota - Sequoia. Motor: 5.7, V8 com 32v.
Depois ainda vêm aqueles nomes estranhos que acompanham essas numerações, chamadas siglas, como VHC ou MPFI, nos motores Chevrolet, VVT-i nos Toyota, VTEC da Honda e assim por diante. Entretanto isso é assunto para outro dia.

Motores VVT-i da Toyota.
Não é nenhum bicho de sete cabeças, mas isso tudo que falei é uma aproximação de motores mais comuns, ainda teríamos muitas coisas para falar sobre esse assunto, como os motores boxer da Subaru (não são da Porsche), os motores em "W" da Volkswagen, motores Wenkel (farei um post só sobre eles um dia) e por aí vai.

Espero que eu tenha sido claro e objetivo, sem aprofundar demais nos assuntos, mas também sem ter sido muito superficial, muito embora essa seja uma situação utópica.
Abraço a todos e nos vemos em breve!

3 comentários:

  1. Desistiu, Yugui? Já é a sexta vez que entro e não tem post novo =(

    Queria fazer um pedido: Audi A1 =)

    ResponderExcluir
  2. Ah, esqueci! Vi a Volvo divulgando o S60 e seu motor em T. O que ser?

    ResponderExcluir
  3. Nossa, Roonquidão, a vida está uma correria... mas imagino que a de todos esteja. Vou preparar alguma coisa pra essa semana ainda. Abraço!

    ResponderExcluir