Olá, caros leitores, depois de algum tempo sem postar, cheguei a conclusão que não posso estabelecer prazos para as matérias, portanto ficará assim: Farei um post novo assim que eu puder. Dessa maneira poderei atualizar o site até com mais frequência.
Um artigo sobre o Mille? Sim, e digo mais, falarei bem dele.
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Fiat - Mille. |
Esse dias um amigo ligou para pedir ajuda na compra de um carro novo. A primeira coisa que ele me disse: "Cara, eu quero um carro barato e com custo de manutenção baixo.". Minha resposta imediata: "Fiat Mille!". Depois ele disse que queria um carro de verdade e continuamos a conversa, mas a coisa não é bem assim.
Se você quer um carro para a cidade, não quer investir muito nele, quer um carro que, além de quebrar pouco, ofereça um baixíssimo custo de manutenção, sua melhor opção é esse velhinho de 20 de janeiro de 1983. Ou, para facilitar, 28 anos.
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Primeira versão do nosso, então sob o nome, Uno. |
Por mais que possa parecer absurdo um blog sobre carros falando bem do Mille, é difícil falar mal quando se coloca esse carrinho na cidade. Seu motor é um dos mais econômicos do Brasil e possui um bom torque em baixas rotações, garantindo um arranque satisfatório, e ele tem um espaço interno excelente para a categoria, isso não se pode negar, principalmente se você já entrou no banco de trás de um Chevrolet Celta, por exemplo. Por experiência própria, posso afirmar que o banco de trás de um Mille tem conforto equiparável com o mesmo banco de um Citroën C4 Pallas.
Preciso citar, também, sua robustez. Ele encara os buracos das nossas ruas sem reclamar tão cedo. Aliás, a propaganda do Volkswagen Gol "use sem dó" se aplica perfeitamente ao compacto da Fiat. Mas ele cobra caro por isso, pois começa com o famoso "nhec-nhec" ainda nos primeiros quilômetros, ou metros.
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Todo espaço correspondente ao comprimento do Pallas ficou para o porta-malas. |
Estou enfatizando que o Fiat Mille é um bom carro para a cidade pois na estrada ele peca em vários aspectos. Tive a oportunidade de dirigir um destes durante alguns meses (enquanto meu carro consertava) e pude perceber que sua estabilidade é um dos pontos mais fracos, isto é, ele é perigoso em curvas em alta velocidade.
Sua frenagem também não é elogiável, principalmente se você está tentando pará-lo a partir de 110 km/h. Isso tudo sem contar na falta de airbag e carroceria deformável (tecnologia presente nos carros mais modernos, que distribui a força dos impactos por toda a carroceria do carro, deformando o veículo inteiro e diminuindo os danos a quem está no interior do mesmo).
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Detalhe de um dos itens (possivelmente o único) mais inovadores do Mille, o "econômetro", que indica se sua condução está resultando em economia. |
Enfim, se você está querendo comprar um carro que o atenda na ida e volta ao trabalho todos os dias e garanta uma viagem para a praia, com a máxima capacidade, uma vez por ano, investindo menos de R$25.000,00, com um seguro baixíssimo, custo de manutenção raro e baixo, e raríssimas aparições aos postos de gasolina, o Fiat Mille é seu carro. Não tenha dúvida. Mas dirija com muito cuidado na Rodovia dos Tamoios (serra de Caraguatatuba) quando for para Ubatuba!
Gostei do post hein. Parabéns. Pode ter certeza que se eu fosse comprar um carro nessa faixa de preço seria um Mille mesmo. Abraço.
ResponderExcluirValeu, Pedrão! Grande abraço!!
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