Recentemente tive a extremamente agradável surpresa de ver um Veloster passar por mim bem devagar, sozinho, nas ruas de Piracicaba - SP. Digo "extremamente agradável" porque o carro é maravilhoso ao meu olhar. Gostei muito do estilo, do design, escolhido pela marca, que vem fazendo um pesado trabalho de marketing não só no Brasil, mas pelo mundo todo.
Foto de divulgação - Hyundai. Detalhe para a dupla saída central de escapamento. |
Se por fora o Veloster chama a atenção, por dentro ele satisfaz até mesmo os mais exigentes, a menos que estes exigentes sejam tradicionalistas demais, mas nesse caso, em minha opinião, o erro está nos olhos de quem vê. A cabine é ampla, feita com bons materiais e possui desenho inovador, mais parecido com o Sonata (futurista) do que com o Azera ("tiozão"), afinal o veículo possui um apelo esportivo.
Esse apelo pode ser observado em todos os lugares do carro, sua aparência, banco com abas salientes, carroceria cupê, enfim, em todo canto, MENOS onde é mais importante: No motor!
Qualidade altíssima em cada detalhe, este é o interior do Veloster. |
O motor escolhido pela Hyundai para o Veloster tupiniquim é um DOHC (explicarei em futuro post) 1.6 de 16 válvulas, em alumínio e 140cv. Honestamente, não acredito que esta potência possa estar ligada de alguma maneira a um carro esportivo. O Azera, sedã de luxo da marca, possui um motor com 265cv e nada de apelo esportivo.
Porém, como eu ainda não tive a oportunidade de dirigir o Veloster, não quero tirar conclusões precipitadas, até porque tive um Chevrolet Vectra, 2.2 de 8 válvulas com 121cv que possuía um desempenho beirando o assustador.
Mas o novo esportivo da Hyundai pode me surpreender devido a alguns fatos: Seu reduzido peso, de pouco mais de 1100 quilogramas (um bom valor para um carro com as dimensões que possui), combinado com o câmbio de 6 marchas podem, quando eu fizer o test-drive, surpreender e, de repente, correr como gente grande.
Esta é a versão de Rally do Veloster, mais uma jogada do excelente departamento de marketing da Hyundai. |
Forte abraço!
PS: A Hyundai tem um motor turbo no Veloster norte-americano de 204cv.
Quando do test drive, aproveita pra ver o espaço de quem senta atrás. Estive observando um Veloster (a propaganda fala Velóster, portanto é a pronúncia que tenho utilizado) na loja perto da república e me pareceu bastante apertado. Mas pode ter sido só impressão. Confesso que, se eu comprasse um, precisaria de um tempo muito bem gasto pra me acostumar com a assimetria das portas. Mas é a única coisa que me incomoda nele...
ResponderExcluirCom 128pôneis ... não sei ... fiquei decepcionado outro dia de ver que uma Saveiro G3 1.6 de 92cv empurrou um v-boster numa subida de rodovia.
ResponderExcluirAcho que esse veículo deveria passar por um dinamômetro sério e colocar os pingos nos "i" de uma vez por todas!
Realmente, Eduardo, os pingos devem ser colocados. Conversei esses dias com um, digamos, contato da Kia/Hyundai que disse (não sei se podemos confiar) que muita gente que comprou o Veloster está pedindo o dinheiro de volta! Se for verdade, o caso é grave...
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