Recentemente tive a extremamente agradável surpresa de ver um Veloster passar por mim bem devagar, sozinho, nas ruas de Piracicaba - SP. Digo "extremamente agradável" porque o carro é maravilhoso ao meu olhar. Gostei muito do estilo, do design, escolhido pela marca, que vem fazendo um pesado trabalho de marketing não só no Brasil, mas pelo mundo todo.
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Foto de divulgação - Hyundai. Detalhe para a dupla saída central de escapamento. |
Se por fora o Veloster chama a atenção, por dentro ele satisfaz até mesmo os mais exigentes, a menos que estes exigentes sejam tradicionalistas demais, mas nesse caso, em minha opinião, o erro está nos olhos de quem vê. A cabine é ampla, feita com bons materiais e possui desenho inovador, mais parecido com o Sonata (futurista) do que com o Azera ("tiozão"), afinal o veículo possui um apelo esportivo.
Esse apelo pode ser observado em todos os lugares do carro, sua aparência, banco com abas salientes, carroceria cupê, enfim, em todo canto, MENOS onde é mais importante: No motor!
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Qualidade altíssima em cada detalhe, este é o interior do Veloster. |
O motor escolhido pela Hyundai para o Veloster tupiniquim é um DOHC (explicarei em futuro post) 1.6 de 16 válvulas, em alumínio e 140cv. Honestamente, não acredito que esta potência possa estar ligada de alguma maneira a um carro esportivo. O Azera, sedã de luxo da marca, possui um motor com 265cv e nada de apelo esportivo.
Porém, como eu ainda não tive a oportunidade de dirigir o Veloster, não quero tirar conclusões precipitadas, até porque tive um Chevrolet Vectra, 2.2 de 8 válvulas com 121cv que possuía um desempenho beirando o assustador.
Mas o novo esportivo da Hyundai pode me surpreender devido a alguns fatos: Seu reduzido peso, de pouco mais de 1100 quilogramas (um bom valor para um carro com as dimensões que possui), combinado com o câmbio de 6 marchas podem, quando eu fizer o test-drive, surpreender e, de repente, correr como gente grande.
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Esta é a versão de Rally do Veloster, mais uma jogada do excelente departamento de marketing da Hyundai. |
Forte abraço!
PS: A Hyundai tem um motor turbo no Veloster norte-americano de 204cv.
Quando do test drive, aproveita pra ver o espaço de quem senta atrás. Estive observando um Veloster (a propaganda fala Velóster, portanto é a pronúncia que tenho utilizado) na loja perto da república e me pareceu bastante apertado. Mas pode ter sido só impressão. Confesso que, se eu comprasse um, precisaria de um tempo muito bem gasto pra me acostumar com a assimetria das portas. Mas é a única coisa que me incomoda nele...
ResponderExcluirCom 128pôneis ... não sei ... fiquei decepcionado outro dia de ver que uma Saveiro G3 1.6 de 92cv empurrou um v-boster numa subida de rodovia.
ResponderExcluirAcho que esse veículo deveria passar por um dinamômetro sério e colocar os pingos nos "i" de uma vez por todas!
Realmente, Eduardo, os pingos devem ser colocados. Conversei esses dias com um, digamos, contato da Kia/Hyundai que disse (não sei se podemos confiar) que muita gente que comprou o Veloster está pedindo o dinheiro de volta! Se for verdade, o caso é grave...
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